Com novas máquinas, prefeitura de Macapá inicia “Plano de Inverno”

Maquinário foi adquirido por meio de força política do senador Davi Alcolumbre
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

A prefeitura de Macapá recebeu nesta sexta-feira (16), no Canal do Jandiá, sete máquinas de grande porte e 74 caçambas estacionárias para serem usadas no Plano de Inverno de Macapá. Na oportunidade, o prefeito de Macapá, Clécio Luis (REDE), já deu as ordens para o início dos serviços.

O material inclui uma retroescavadeira, três caçambas truck, um caminhão poliguindaste, uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira e 74 caçambas estacionárias (estilo conteiner papa-tudo). 

Senador Davi Alcolumbre: convênio liberado 12 anos depois. Fotos: Cássia Lima

O maquinário é resultado do convênio 2988/2006 da prefeitura com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com emenda do senador Davi Alcolumbre (DEM), à época em que ele era deputado federal.

Doze anos depois, o convênio foi resgatado e mudou o objeto para a aquisição de materiais permanentes. A prefeitura fez uma contrapartida de 5%, ou seja, de R$ 157 mil do valor total de R$ 3 milhões.

“Anteriormente, esse recurso era pra construção de um aterro sanitário, mas o município já tem. Junto com a Funasa e prefeitura, mudamos o objeto e conseguimos constituir para a compra de máquinas para o município. Estamos colhendo o fruto de um longo trabalho”, frisou o senador Davi.

Guindastes, retroescavadeiras e conteineres comprados com emenda estão estão em atuação

Prefeito Clécio Luis deu a ordem de serviço

As máquinas auxiliarão na limpeza e desobstrução dos canais de Macapá. O primeiro será o Canal do Jandiá, que possui mais de 2 km de comprimento e tem previsão de limpeza por 30 dias. Após isso, os serviços continuam nos canais do Perpétuo Socorro, Mendonça Júnior, Beirol e Nova Esperança, dentre outros.

“Essas máquinas vão conseguir fazer um trabalho para aumento o fluxo de águas correntes nos canais. Hoje, nós vivemos um processo acelerado de obstrução das águas pela população. Esse material irá garantir uma intervenção que não tínhamos antes”, destacou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

O Plano de Inverno de Macapá une forças da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística e de Obras (Semur/Semob). Com a ajuda das máquinas, a proposta é desobstruir canais e bueiros da cidade para evitar enchentes e alagamentos nas áreas de ressaca.

Equipes da prefeitura já começaram os trabalhos que visam evitar transbordamentos dos canais

“São pelo menos três meses intensos de um trabalho que nunca havia sido feito em Macapá”, ressaltou o secretário de manutenção urbanística, Claudiomar Rosa.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!