DA REDAÇÃO
Serão destinados R$ 2 milhões pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) para o orçamento da Secretaria do Desporto e Lazer (Sedel) com o objetivo de investir nas federações esportivas. O anúncio foi feito pelo governador, Waldez Góes, em encontro no sábado (24) com mais de 30 entidades do segmento, no Palácio do Setentrião.
No mesmo encontro, o deputado federal Roberto Góes (PDT) também anunciou a destinação de R$ 1,7 milhão para o esporte. O parlamentar se comprometeu ainda a destinar recursos de emendas para as reformas dos ginásios esportivos Paulo Conrado e Avertino Ramos. Foram repassadas na reunião as orientações para como as federações deve proceder para captar os recursos.
O governador aproveitou o momento para também informar que estará ampliando de 40 para 80 o número de contemplados com o Programa Bolsa Esporte, que custeia atletas em várias modalidades desde 2017.
“O Bolsa Esporte veio pra ficar como política de Estado. E os resultados já são percebidos em um ano de projeto, imaginem em cinco, dez anos”, destacou Waldez Góes.
O deputado Roberto Góes justificou a alocação de emendas para o esporte, reconhecendo a importância do trabalho das federações na descoberta de talentos nas escolas.
“A proposta é juntar a Sedel e a Seed no planejamento com os presidentes de federações, filiando os atletas alunos da base, aos clubes federados. Isso, com certeza, dará um resultado positivo”, sugeriu o parlamentar.