Morre “Biroba”, músico e pioneiro da Guarda Territorial do Amapá

Aos 87 anos, o músico perdeu a luta contra um câncer de próstata. Ele foi maestro da Banda da Polícia Militar do Amapá, entre outras coisas
Compartilhamentos

SELES NAFES

Foi sepultado neste sábado (17), no município de Soure (PA), o corpo de Pedro da Silva dos Santos, o “Biroba”, de 87 anos. Ele foi músico atuante no Amapá e um dos pioneiros da extinta Guarda Territorial.

Biroba lutava contra um câncer de próstata, passou mal e foi levado para um hospital em Belém, onde faleceu. Os filhos, que moram em Macapá, foram para a capital paraense acompanhar as últimas homenagens.

Anos 60, em frente a Fortaleza de São José: em conjunto formado por integrantes da Guarda Territorial. Acervo: Orion Yataco

Desfile na Avenida FAB nos anos 60: maestro da Banda da PM

Durante várias décadas, Biroba tocava em bailes de Macapá na banda “Os Inimitáveis”. Também foi maestro da Banda da Polícia Militar e instrutor de bandas marciais e de fanfarra de escolas do então Território Federal do Amapá.

“Depois do falecimento de sua mãe, minha avó, e depois de se aposentar, foi morar em Soure (Arquipélago do Marajó), onde ficou morando até sexta-feira (16), quando, às 15h, veio a falecer depois de lutar contra um câncer de próstata”, informou o radialista Reginaldo Santos, um dos filhos do pioneiro.

Biroba era viúvo de Dona Marieta, com quem teve 13 filhos.

Anos 70, com a banda “Os Inimitáveis”, em baile de Macapá. Acervo: Rodolfo Santos

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!