CÁSSIA LIMA
Os servidores públicos estaduais farão uma paralisação dia 27 de fevereiro. A decisão foi tomada durante assembleia geral de sindicatos e associações na tarde de quarta-feira (31).
Dentre as pautas discutidas, a que mais preocupa a possibilidade de congelamento dos salários dos servidores por dez anos.
“Mesmo com a informação de que a PEC foi arquivada nos preocupamos com o tema. Já que essa proposta de congelamento também trava as progressões e realinhamentos dos servidores”, disse o presidente em exercício da Associação dos Militares do Amapá (Asmeap), Capitão Álvaro Correa Júnior.
A assembleia teve como encaminhamento a política salarial para o ano de 2018, retomada das negociações do reajuste da data base com o governo estadual e garantias do repasse do recolhimento do INSS à Amprev. Outro ponto aprovado, é que os servidores intercederão junto ao executivo pra a contratação de um plano de saúde.
Segundo o capitão, nos últimos 4 anos os servidores acumulam mais de 26% de perdas salariais e não pretendem aceitar a possibilidade de permanecer mais um ano sem reajuste.
“Nós estamos aguardando uma posição oficial do governo. Mas no momento, começamos a traçar estratégias dos objetivos comuns dos servidores”, concluiu o servidor.