ANDRÉ SILVA
O volume de chuva que cai em Macapá desde a noite de terça-feira (20) não foi previsto pelo Núcleo de Hidrometeorologia e Energia Renováveis do Amapá (NHMET). De acordo com a previsão da entidade, eram esperados 25 milímetros de água para a capital. A previsão, agora, subiu para 70 milímetros até o fim do dia.
O que aconteceu, segundo o meteorologista Jeferson Vilhena, do NHMET, é que o sistema que provocava chuvas nos municípios litorâneos do estado, que vai de Oiapoque à região do Bailique, se encontrou com o que vinha para Macapá causando um volume inesperado de chuvas.
“Os dois sistemas se englobaram. Eles cresceram demais e um acabou absorvendo o outro, o que provocou essa pancada rápida nestes horários [de 9h às 11h]”, explicou o meteorologista.
Com isso, o volume de chuva que era esperado para esta quarta-feira em Macapá triplicou, e, até o fim do dia, segundo Vilhena, são esperados mais 20 milímetros de água.
A previsão para quinta-feira (22) é deque o mesmo sistema ocorra na região litorânea do estado, mas, o meteorologista não descarta a possibilidade de ocorrer novamente muita chuva na capital.