RODRIGO INDINHO
Um detento que cumpria pena em regime semiaberto foi executado a tiros na zona norte de Macapá, no início da noite desta sexta-feira (23). Segundo testemunhas, os criminosos abordaram a vítima assim que ela desceu de uma mototáxi.
O homicídio ocorreu por volta das 18h, no cruzamento da Avenida Aldony Fonseca com a Rua Carlos Marighela, no Conjunto Residencial Macapaba I. A vítima era detento do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e cumpria pena por homicídio.
Ciro Soares Campos, de 30 anos, estava na garupa de uma mototáxi, e teria sido obrigado a descer da moto por dois homens que desembarcaram de um carro branco.
Segundo o mototaxista que conduzia a vítima, 3 pessoas estavam no interior do veículo. Um ficou aguardando dentro do carro. Um dos atiradores estava encapuzado, e cada empunhava uma arma.
Eles efetuaram vários disparos em direção a vítima e se evadiram do local. O Samu foi acionado, mas Ciro Campos já estava em óbito.
Testemunhas relataram que além do sangue frio dos bandidos, a fuga chamou a atenção, pois os três saíram do conjunto residencial tranquilamente, como se nada tivesse acontecido.
O desespero tomou conta de quem presenciou a cena, mas o nervosismo atrapalhou na hora de anotar a placa do carro. Testemunhas só lembram que os dois assassinos eram altos e magros, e que o veículo era de cor branca.
As guarnições do 2° Batalhão de Polícia Militar fizeram o isolamento da área até a chegada de uma equipe da Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec).
“No local, a gente identificou 8 perfurações na vítima e recolhemos cápsulas. Essas cápsulas nos remetem a um calibre específico e isso vai ser apresentado na delegacia. O crime tem características de execução, onde a pessoa atinge a cabeça que é o centro vital. Ele tem uma perfuração no antebraço esquerdo dando a entender que poderia estar em movimento e foi ao chão, onde foi alvejado com os demais tiros”, explicou o perito Odair Monteiro.
“Esses sete tiros que nós localizamos têm a mesma direção, onde atingiram principalmente a cabeça (3 tiros), pescoço lateral direito (2 tiros) e ombro direito (2 tiros), isso nos leva a crer que ele estava no chão quando foi alvejado, além da perfuração no antebraço”, acrescentou.