Estudantes recebem orientações sobre consumo consciente da água

Alunos tambpem conheceram com o funciona o sistema de tratamento da água no Amapá
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O Dia Mundial da Água, 22 de março foi comemorado pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) com uma ação de conscientização da estudantes da rede estadual de ensino. Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Josefa Jucileide, no bairro Nova Esperança, receberam orientações de como evitar desperdício de água nas atividades domésticas. 

 O gerente de Meio Ambiente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Anderson Vasconcelos, fez referência à data e deu dicas importantes para garantir economia na conta de água.

“É importante checar se há vazamentos na tubulação ou torneiras gotejando, pois podem gastar cerca de 50 litros de água por dia. Fechar a torneira ao lavar louças, escovar os dentes, evitar banhos demorados e usar vassouras ao invés de mangueira para limpar a área, são mudanças de hábito. Simples e muito eficazes contra o desperdício”, orientou Vasconcelos.

Os estudantes também puderam conhecer como funciona o sistema de tratamento de água realizado pela Caesa e os projetos sociais alternativos, disponibilizados às comunidades ribeirinhas, para o tratamento de água.

“Temos que fazer a nossa parte e cuidar do ambiente em que vivemos, seja através de experiências ou de mudança de comportamentos em nossa própria casa”, disse o estudante Vinicius Negreiros, de 11 anos.

Com a ajuda de professores,o aluno elaborou um projeto para reaproveitar água da máquina de lavar roupas, que é um dos aparelhos que mais consomem e desperdiçam o produto em uma residência. Elaborou um recipiente que armazena a água do enxague para o reuso para a próxima lavagem ou para a limpeza de quintais, calçadas e regar plantas.

A ideia de Vinícius Negreiros foi desenvolvida para a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, que levará para Brasília, os melhores projetos sustentáveis. A Conferência tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.

A Caesa prosseguirá com a programação dedicada à semana em que se comemora o Dia Mundial da Água com ações educativas sobre o uso consciente da água no Conjunto Habitacional Macapaba, no período de 2 a 6 de abril, em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims).

Foto de capa: Secom

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!