Famílias que perderam casas em incêndio querem retornar ao Beirol

Famílias dizem que não estão recebendo benefícios
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Nove das dezesseis famílias que perderam suas casas em um grande incêndio no Bairro Beirol, zona sul de Macapá, estão pretendendo voltar para o local. Eles dizem que algumas das famílias atingidas não estão recebendo ajuda de nenhum órgão público.

O incêndio aconteceu no dia 30 de dezembro de 2017, e deixou 98 pessoas desabrigadas no Bairro Beirol. Algumas, foram para casas de parentes, outras, recebem benefício do aluguel social pela prefeitura, e têm aqueles que sobrevivem por conta própria.

Famílias dizem que não recebem benefícios Foto: André Silva

Segundo o representante da Comissão dos Atingidos pelo Incêndio no Beirol, Lono Freitas, as famílias que ficaram sem casa vão voltar para a área do incêndio. Ele disse que nenhuma das famílias foi notificada quanto ao retorno para a área, ou não.

“O que a gente quer é que o governo, prefeitura ou sei lá quem, nos autorize a voltar para a área, para que a gente possa reconstruir com nosso próprio esforço nossas casas”, disse o representante.

“Nós vamos voltar. Ficar na rua é que não vamos. Não chegou nem um papel dizendo que a gente não pode voltar, então”, reforçou Lono Freitas.

Área onde ocorreu o incêndio Foto: André Silva

Maria de Jesus, de 53 anos, morou no local durante 23 anos. Na casa, havia ela, o marido, os filhos, alguns netos e bisnetos. Ao todo, eram 20 pessoas em uma casa de cinco quartos, sala e cozinha, tudo virou cinza.

“Queimou tudo. Ninguém teve como salvar nada. Eu estava em casa com o meu marido, atrás de casa, e, de repente, minha neta gritou: ‘vó está pegando fogo na casa da vizinha’. Foi que eu corri e depois não teve como a gente entrar. O fogo começou por cima da casa”, contou, emocionada.

Da casa, sobraram uma geladeira, que ela ainda está pagando, um freezer, um fogão e um paneleiro.

“Não pude salvar quase nada. Foi triste, muito triste”, lamentou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) informou que o relatório oficial da prefeitura, governo e Ministério Público aponta que 16  famílias, com um total de 31 pessoas, foram atingidas pelo incêndio, das quais 9 tiveram perda total. Uma dessas famílias havia sido sorteada no Jardim Açucena e duas não quiseram o benefício, restando 13 famílias, segundo o órgão.

O secretário Lucas Abraão disse que o aluguel social tem sido pago em dia e o de abril será pago no dia 14 de abril.

Quanto ao retorno das famílias para a área do incêndio, o secretário disse que espera um posicionamento do MP, que tem organizado reuniões periódicas para discutir sobre o futuro da área.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!