Moradores temem estado de ponte construída pela Icomi

Medo é que ponte construída há mais de 50 anos possa desabar e isolar o município de Serra do Navio
Compartilhamentos

LEONARDO MELO

Em 2017, o município de Serra do Navio localizado na região noroeste do Amapá, completou 25 anos de fundação. A cidade, erguida nos anos de ouro do manganês, nem de longe lembra seu passado. Agora, a população teme que o município possa ficar isolado do restante do Estado. Moradores afirmam que a ponte sobre o Rio Amapari corre o risco de desabar.

Construída há mais de 50 anos, a ponte é o único acesso para a cidade, desde a paralisação da estrada de ferro. Segundo os moradores, a estrutura da ponte recebe diariamente o tráfego de centenas de veículos leves e pesados. São carros de passeio, ônibus e caminhões.

Além dos moradores, o combalido comércio de Serra do Navio teme pelo isolamento. Sem qualquer posicionamento do poder público, a população criou o movimento “S.O.S. Serra do Navio”, que colocou em prática a “Operação Ponte Limpa”. Serviços para a retirada de lama acumulada, lavagem, tapa-buracos e pintura, foram realizados de maneira paliativa. O mesmo serviço já havia sido feito há cinco anos.

“Não tivemos outra alternativa ao não ser unir forças, sem questões partidárias ou políticas. Cada um e colaborou de uma forma. Foram quatro dias em que conseguimos, nem que seja, dar um  aspecto melhor para a ponte”, disse o vigilante Aldair Palheta.

Foto tirada durante a baixa do rio Amapari: pilares sem o concreto.. Fotos: SOS Serra do Navio

Apesar da boa vontade, o maior problema está longe de ter uma resposta. Segundo os moradores, a base de sustentação da ponte está completamente deteriorada. A fundação no fundo do Amapari, onde ficam ferragens e concreto, estão comprometidas, na avaliação dos moradores.

A força do rio já levou toda a parte de concreto e agora somente as ferragens sustentam a ponte.

O mecânico industrial Neucicley Rodrigues, conseguiu no período de verão (baixa do rio) fazer algumas fotos que mostram a situação preocupante.

“Infelizmente, é essa a realidade da ponte. Quando a água está alta, não se consegue ver as pilastras que estão deterioradas. Somente no verão. Com isso, a preocupação é que o município possa ficar completamente isolado”, reafirmou.

Moradores usam cimento nos vãos da ponte

Ponte liga Serra do Navio ao restante do Estado

A professora Janaína Guedes participou da “Operação Ponte Limpa”, e conta que o governo estadual já esteve no local e teria feito o levantamento da situação. Apesar disso, não houve retorno de possíveis reparos na mesma.

“O S.O.S. Serra do Navio foi uma iniciativa de chamarmos a atenção do poder público pelos problemas que atingem o município. Estamos esquecidos aqui. Chegaram a dizer que a ponte não oferecia riscos de cair. Mas, outros moradores fotografaram no verão e viram que as ferragens estão amostra. Daí o medo que a população tem de ficar isolada”, disse.

Moradores criaram o SOS Serra do Navio, e cobram providência do poder público

Operador de máquinas pesadas, Daniel Matos, considera importante a ação, mas reafirma a necessidade de atenção do poder público em relação à precariedade da ponte. Ele considera fundamental a atuação de políticos do município para interceder na situação.

“Infelizmente, a finalidade do grupo tem sido sim, chamar a atenção das autoridades. Não deixa de ser uma questão política, tendo em vista a situação que os representantes não estão fazendo nada”, ressaltou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!