Vistos para a Guiana Francesa voltarão a ser emitidos no AP

Representantes da Embaixada foi convidado pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) para discutir o assunto, mas abertura da agência ainda não tem data
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Representantes do governo francês e do Amapá se encontraram para discutir a volta da emissão de vistos por meio da agência do Consulado da França no Amapá. A agência será reativada. Essa foi uma das pautas discutidas no encontro organizado pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), na tarde da segunda-feira (5).

Assuntos de interesse comum da Guiana e do Amapá foram debatidos, como o uso da ponte binacional (entre Oiapoque e Saint Georges), o combate ao trafico de armas e drogas, maior tempo de permanência de pesquisadores amapaenses em solo francês e a retomada do encontro transfronteiriço, evento que não acontece há três anos, entre outros pontos.

Segundo o Randolfe Rodrigues, existem mais de 20 mil brasileiros morando na Guiana Francesa, por isso, considera o encontro muito importante para a integração dos dois governos.

“Temos muitos problemas, mas temos muitas vantagens também. A Guiana e o Amapá têm em comum a distância dos seus centros de decisões políticas, Brasília e Paris, por isso têm mais razões de estarem próximos. Temos muito que avançar no combate às dificuldades que temos na fronteira, e muito que avançar nas vantagens cooperativas que lá teremos”, avaliou o senador.   

O ministro conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou, considerou que a relação entre os dois países não pode ser resumida entre as autoridades federais e de relações exteriores, mas também com autoridades locais.

“Nosso objetivo é reforçar os intercâmbios econômicos e humanos para que nossa relação beneficie os habitantes dos dois lados do Rio Oiapoque, isso não mudou”, disse.

Pecassou destacou que o Amapá é o único lugar onde um cônsul honorário pode outorgar vistos, porém, o tempo de permanência dos amapaenses, tanto pesquisadores como pessoas que vão a trabalho em solo francês, ainda é um entrave a ser ultrapassado.

Senador Randolfe Rodrigues com o embaixador Gilles Pecassou. Fotos: André Silva

Ele disse que a agência do consulado teve que ser fechada, por isso houve problema na emissão dos vistos.

“Assim que nós encontrarmos essa pessoa (cônsul) nós vamos abrir novamente a agência, e vamos pedir para a nossa capital para manter essa exceção para a agência continuar emitindo vistos. Ainda não tenho uma data, mas estamos trabalhando em restabelecer a situação”, informou o representantes francês.  

Estiveram na reunião o senador Davi Alcolumbre (DEM), o prefeito de Macapá, Clécio Luis (REDE), representantes indígenas, vereadores, prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda, além de representantes de relações internacionais do Governo do Estado e da Universidade Federal do Amapá (Unifap).  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!