ANDRÉ SILVA
Moradores de uma área de ponte no Bairro do Muca, zona sul de Macapá, passaram mais de 12 horas com a passarela que dá acesso às casas, de baixo d’água. Eles disseram que o trecho alagou depois das chuvas que caíram durante a semana na capital. Houve gente que desmontou os eletrodomésticos com medo de que a água invadisse as casas.
A passarela fica localizada na Travessa Dois de Moraes. O acesso é pela Avenida Remo Amoras, a principal do Bairro do Muca.
Raimundo Fonseca Barcelar, de 62 anos, mora no local há mais de dez anos. Ele pediu para um dos vizinhos gravar um vídeo mostrando a situação da ponte onde eles moram. Barcelar caminha com dificuldade na passarela submersa na água. (assista ao vídeo)
O risco de contaminação é muito grande, dizem eles, já que no local é possível ver sacolas de lixo submersas.
Durante a madrugada de quarta-feira (11), Barcelar e os quatro filhos não dormiram, com medo de que a casa fosse invadida pela água, contou.
“Por enquanto, não perdemos nada de dentro de casa, mas, deixamos tudo desmonto”, falou o idoso.
Até a tarde de sexta-feira (13), a água havia baixado o nível, mas, os moradores dizem temer que, com as próximas chuvas, a água volte a subir.
Desabrigados
A Defesa Civil de Macapá informou que não foi acionada pelos moradores da passarela Dois de Moraes.
Informou também que 9 pessoas encontram-se desabrigadas. Elas são do Bairro Novo Horizonte, na zona norte da cidade. Segundo a instituição, eles encontram-se alojados na escola Eliana Flexa, próximo ao Horto Municipal.