DA REDAÇÃO
Alunos de duas escolas, na zona oeste de Macapá, precisam andar até uma hora para chegar ao ponto de parada do ônibus escolar.
Esse drama é vivido todos os dias por alunos das escolas estaduais Gerson Trindade (próximo da estrada de ferro), e da João Piamarta, no Distrito do Coração.
Os alunos, que moram no Bairro Marabaixo IV precisam caminhar até o terminal do Marabaixo III para apanhar a condução que vai para as duas escolas. Outros alunos moram bem mais longe.
“Quando está chovendo elas não conseguem chegar ao terminal, por isso, a quantidade de faltosos é muito grande”, diz a conselheira comunitária, Selma de Paula, que gravou uma pequena reportagem nesta terça-feira (24) com as crianças.
A secretária de Educação do Amapá, Goreth Souza, disse que não sabia que esse problema estava ocorrendo com os alunos das duas escolas.
Segundo ela, o serviço é terceirizado, e será corrigido.
“Estamos com a secretaria aberta para receber os moradores e fazer esse diálogo para ajustar. Não quero que nenhum menino fique andando, exposto”, comentou.
Goreth Souza informou que a Seed está fazendo um novo mapa do sistema de transporte escolar do Estado para lançar um novo modelo de serviço até o fim do ano.
“Estamos georreferenciando todas as rotas do transporte escolar para profissionalizar esse serviço até o fim do ano, com profissionais capacitados, carros regularizados e contratados na própria comunidade. É um trabalho que estamos fazendo com o acompanhamento da desembargadora Sueli Pini, que acompanha de perto essa situação”.