Amapá é pioneiro no lançamento de plataforma digital de pesquisa

Através da secretaria de Ciência e Tecnologia, o governo lançou a Plataforma Sacaca.
Compartilhamentos

NATHAN ZAHLOUTH

O governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), lançou na última sexta-feira (6) a Plataforma Sacaca. O projeto consiste em uma ideia inédita no país: organizar a pesquisa do estado em uma plataforma de fácil acesso.

O evento contou com diversas autoridades e pesquisadores, como a reitora da Unifap, Eliane Superti, o reitor da Ueap, Perseu Aparício, o secretário da pasta, Rafael Pontes, e o advogado e filho de Sacaca, José Sousa.

Serão automaticamente incluídos na plataforma, os pesquisadores cadastrados em instituições de ensino superior públicas e instituições como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado do Amapá (Iepa) e a Secretaria Estadual de Educação (Seed). Para o procedimento, basta que tenham cadastro no Curriculum Lattes.

Site organiza relação de pesquisadores amapaenses. Imagem: reprodução

As instituições que ainda não foram cadastradas poderão adentrar ao sistema da Plataforma Sacaca através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e os seus pesquisadores serão incluídos através do Curriculum Lattes.

Para acessar a plataforma basta acessar o endereço eletrônico plataforma.sacaca.ap.gov.brSegundo o secretário, o nome da Plataforma foi uma forma de homenagear um dos grandes e pioneiros pesquisadores de plantas medicinais no Estado. Homenagem que seu filho José Sousa considerou um presente para população amapaense.

Pioneirismo

“O Amapá é o primeiro Estado que consegue extrair do Curriculum Lattes toda base de conhecimento dos pesquisadores locais. Trouxemos uma plataforma para poder ser uma ferramenta de Estado para que possa apoiar a população amapaense. Servirá de uma ferramenta estratégica para tomada de decisão”, destacou o Secretário Rafael Pontes.

Cerimônia de lançamento contou com autoridades Fotos: Secom

Segundo Pontes, a plataforma também irá auxiliar os gestores que quiserem especialistas em determinada área para executar política de Estado.

“É muito importante o lançamento da plataforma. Além de produzir ciência, que é o papel da universidade, é fundamental produzir indicadores, saber o que essa ciência está se convertendo”, destacou a reitora da Unifap, Eliane Superti, instituição que concentra o maior numero de pesquisadores do Estado.

Já o reitor da Ueap, Perseu Aparício, afirmou que a plataforma irá fortalecer todos os grupos de pesquisas das instituições envolvidas.

“Isso irá proporcionar que pesquisas desenvolvidas na Ueap possam se integrar e colaborar com pesquisas da Unifap, Iepa ou Embrapa”, comentou Aparício.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!