Centro educacional comemora Dia do Autismo com “Páscoa Azul”

Alunos, pais e funcionários confraternizaram e chamam atenção contra o preconceito
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O Dia Mundial do Autismo foi comemorado com uma programação especial intitulada “Páscoa Azul” pelo Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, no bairro Santa Rita. Na segunda-feira (2), alunos da instituição, servidores e familiares realizaram apresentações de música, dança e outras ações recreativas, como pintura de rosto, pula-pula, atividades de colorir e jogos de videogame. 

Dos 420 alunos do centro, 120 são diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O prédio da instituição foi iluminado com a cor azul, que representa o autismo.

“Esse é um momento de integração com as famílias, e também de conscientização e luta contra a discriminação e preconceito as pessoas com autismo”, disse a diretora Nilzete Mendes.

O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro, que causa dificuldades de linguagem, comunicação, interação e comportamento social. O Dia Mundial do Autismo visa conscientizar a população sobre o transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Devido ao desconhecimento sobre a doença, muitas pessoas agem com espanto e reprovação quando uma criança está em crise. Cristina Picanço, mãe de autista e professora no Centro Raimundo Nonato, já passou por essas situações desagradáveis.

“Por sua condição neurobiológica, os autistas não conseguem compreender as regras sociais, e por conta disso, muitas vezes, têm comportamento inadequado socialmente. Fui várias vezes recriminada na rua porque meu filho teve um comportamento inadequado”, relatou.

Foto de capa: José Baía (Secom)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!