Forte chuva deixa cinco bairros alagados em Santana

Algumas famílias tiveram de deixar suas casas por causa da invasão da água.
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Santana registrou na madrugada de terça-feira (24) cinco pontos de alagamentos. A situação na cidade distante 17 quilômetros de Macapá provocou desespero em famílias que foram surpreendidas com a água invadindo as casas.

Houve registro de alagamentos nos bairros Remédios, Fonte Nova, Paraíso, Área Portuária (Baixada do Ambrósio) e Hospitalidade. Por volta de meia noite, a situação repercutiu em redes sociais, com internautas postando imagens de pontos cobertos pela água.

Foram atingidos os bairros Remédios, Fonte Nova, Paraíso, Área Portuária e Hospitalidade Foto: Leonardo Melo

A maioria dos locais afetados está próximo a canais que cortam o município e ajudam no escoamento da água. A falta de limpeza desses logradouros pode ter contribuído para o problema.

Maioria dos locais afetados está próximo a canais Foto: Leonardo Melo

A dona de casa Diolanda Ribeiro, de 65 anos, mora em uma casa na Av. 7 de Setembro, próximo ao canal do Paraíso. Ela contou que acordou por volta de 1h, ao perceber que a água estava invadindo a sala da residência. A mulher precisou suspender os móveis, para não ter muito prejuízo.

Dona de casa contou que acordou com a água invadindo sua casa Foto: Leonardo Melo

“Foi tudo muito rápido. Eu não esperava, até porque fui dormir cedo e acordei quando vi água entrando na sala. Chamei meu filho e começamos a levantar a geladeira, o fogão, o armário e tudo que precisava. Infelizmente, o colchão molhou e vou ter que comprar outro”, lamentou.

Em uma área de pontes no bairro Remédios, três famílias tiveram que deixar suas casas, e ir pedir abrigo a vizinhos. O aposentando Roberto Soares disse que a água invadiu todo o seu imóvel. Ele contou que, apesar disso, conseguiu salvar os móveis e eletrodomésticos.

“Quando vi que a chuva era forte, fiquei logo atento, porque moramos numa área de ressaca. Depois de mais ou menos uma hora de chuva, a água começou a entrar pela cozinha. Foi aí que comecei a suspender logo os eletrodomésticos de lá. Consegui salvar todos, mas precisei ir para a casa do vizinho”, disse.

Lixo acumulado pode ter ajudado a provocar alagamentos Foto: Leonardo Melo

Um dos locais afetados foi a área conhecida como Baixada do Japonês. Foram cinco residências alagadas. A presidente da Câmara de Vereadores de Santana, Helena Lima, esteve no local, e afirmou que vai solicitar à prefeitura a decretação de estado de calamidade pública. Ela disse que chegou a informar ao prefeito Ofirney Sadala, a necessidade de melhorias no local.

Presidente da Câmara de Vereadores de Santana, Helena Lima, visitou um dos locais alagados Foto: Leonardo Melo

“Sabíamos que quando as chuvas caíssem, isso poderia acontecer. Avisamos ao gestor municipal sobre a necessidade de limpeza dos canais, em virtude do lixo. É necessário que seja decretado estado de calamidade pública, para que estas famílias desabrigadas sejam assistidas. Vimos que eles precisam de alimentos, colchões e produtos de limpeza. Vamos buscar maneiras para ajudar a todos”, falou.

“Não sei o que vou fazer. Graças a Deus consegui salvar as minhas coisas. Agora, vou ver para onde vou até a água baixar”, lamentou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!