CÁSSIA LIMA
A chuva que caiu no fim da tarde de sexta-feira (6) em todo o Amapá despertou o alerta da meteorologia. De acordo com a previsão do tempo, os meses de abril e maio terão chuvas fortes e intermitentes. Ao todo, são esperados, só para o mês de abril, até 400 milímetros de chuva.
O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) identificou que na sexta-feira choveu mais de 20 milímetros em Macapá, 40 milímetros no município de Santana e 35 milímetros em Laranjal do Jari.
“As chuvas que caíram [sexta-feira] são consideradas intermitentes, ou seja, teve pontos mais fortes na cidade e outros mais fracos. Em Santana, foi mais intensa, assim como, no Jari e Itaubal”, falou o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.
Segundo a previsão do núcleo, o pico de chuvas fortes e intermitentes ocorre em abril e maio. Depois desses meses, as chuvas começam a diminuir a intensidade.
“A previsão é de chuvas fortes num bairro e mais fracas no outro, isso no mesmo horário. Serão chuvas constantes que podem ultrapassar a previsão”, disse o meteorologista.
Mudanças maiores de temperatura podem ocorrer devido ao fenômeno “La Niña”, que consiste na alteração cíclica das temperaturas do Oceano Pacífico, capaz de modificar a concentração de chuvas no norte do país.
A previsão mostra chuvas mais intensas nos municípios do interior do estado, especialmente, nas cabeceiras dos rios. Porém, as chuvas devem ocorrer em todos os municípios do Amapá.