Fortes chuvas estão previstas para abril e maio, diz meteorologia

São esperados, só para o mês de abril, até 400 milímetros de chuva
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

A chuva que caiu no fim da tarde de sexta-feira (6) em todo o Amapá despertou o alerta da meteorologia. De acordo com a previsão do tempo, os meses de abril e maio terão chuvas fortes e intermitentes. Ao todo, são esperados, só para o mês de abril, até 400 milímetros de chuva.

O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) identificou que na sexta-feira choveu mais de 20 milímetros em Macapá, 40 milímetros no município de Santana e 35 milímetros em Laranjal do Jari.

“As chuvas que caíram [sexta-feira] são consideradas intermitentes, ou seja, teve pontos mais fortes na cidade e outros mais fracos. Em Santana, foi mais intensa, assim como, no Jari e Itaubal”, falou o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.

Chuvas podem causar alagamentos em pontos de Macapá Fotos: Cássia Lima

Segundo a previsão do núcleo, o pico de chuvas fortes e intermitentes ocorre em abril e maio. Depois desses meses, as chuvas começam a diminuir a intensidade.

“A previsão é de chuvas fortes num bairro e mais fracas no outro, isso no mesmo horário. Serão chuvas constantes que podem ultrapassar a previsão”, disse o meteorologista.

Mudanças maiores de temperatura podem ocorrer devido ao fenômeno “La Niña”, que consiste na alteração cíclica das temperaturas do Oceano Pacífico, capaz de modificar a concentração de chuvas no norte do país.

A previsão mostra chuvas mais intensas nos municípios do interior do estado, especialmente, nas cabeceiras dos rios. Porém, as chuvas devem ocorrer em todos os municípios do Amapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!