Guardas municipais serão treinados para uso de armas de fogo

Autorização aguarda parecer da Procuradoria Geral de Macapá.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Cerca de 200 integrantes da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) devem usar armas de fogo nas operações de segurança, até o fim desde ano. A autorização aguarda parecer da Procuradoria Geral de Macapá.

Segundo o comando da GCMM, nem todos os agentes poderão usar as armas calibre 38 e de cano longo (escopetas) – também está em negociação o uso de armas ponto quarenta. Dos 560 guardas, 200 farão o uso dos objetos que devem ser adquiridos pelo Município, e algumas doadas pela Polícia Militar.

Duzentos agentes poderão trabalhar armados Foto: Ascom/prefeitura

A autorização depende do parecer da procuradoria à minuta da Polícia Federal, que dispõe sobre a capacitação, compra e doação de armas para a guarda de Macapá.

“Esperamos o parecer positivo da procuradoria, já que discutimos todos os pontos desse armamento. Nossa expectativa é de que o prefeito autorize e sancione a minuta até fim de maio”, disse o inspetor Deocioval do Carmo Camarão.

Treinamento deve durar três meses Foto: Ascom/prefeitura

De acordo com ele, haverá capacitação para o uso do armamento, com filtro rigoroso de análise de exames psicológicos e ficha criminal dos servidores.

“Nem todos os guardas terão autorização para o uso das armas. Será um treinamento rigoroso com vários tipos de exames e treinamento da Polícia Militar, de dois meses”, reforçou.

A proposta é que as armas sejam usadas apenas em serviços como rondas e em operações institucionais. A meta é que todo o processo de capacitação dos servidores ocorra em três meses.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!