CÁSSIA LIMA
Um morador da Avenida das Oliveiras, no Bairro Morada das Palmeiras, na zona norte de Macapá, foi autuado por fiscais da prefeitura nesta sexta-feira (13). Ele terá de pagar R$ 2,5 mil por despejar água da pia, do banheiro e da cozinha de sua casa, na rua.
“O vento bate e é um odor horrível. Tem dias que fechamos a janela de casa porque é insuportável o fedor”, disse Raimundo Gomes, que mora próximo ao local.
Equipes da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Macapá (Semam) chegaram até o homem através de denúncia. Os órgãos já haviam notificado o endereço, que funciona como um conjunto de apartamentos, mas o problema persistiu.
“Esse morador continua descumprindo a legislação ambiental e fazendo esse despejo na rua, degradando o asfalto e prejudicando a saúde de quem mora no entorno”, ressaltou o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida.
O morador foi autuado e recebeu o prazo de 15 dias para se adequar à legislação. Caso contrário, a fiscalização pode aplicar uma multa grave e interditar o local na Vigilância Sanitária.
“A gente já tinha reclamado, mas, ele nunca ligou. Pela manhã, é um odor mais forte. Quando chove, piora. Eu vendo aqui e vejo a reclamação dos clientes, direto”, disse o empreendedor Edigelson Andrade da Silva.