SELES NAFES
Depois de quase três anos e meio, a Polícia Civil do Amapá vai trocar de comando. O governador Waldez Góes (PDT) deve anunciar, na semana que vem, a saída da delegada Maria de Lourdes Souza. Ela será substituída pelo delegado Uberlândio Gomes.
A troca é vista como uma necessidade técnica de oxigenar o cargo, já que o ideal é que funções de direção na Polícia Civil sejam exercidas pela mesma pessoa por no máximo dois anos.
A data da troca e posse do novo delegado geral de polícia ainda não foi anunciada.
Lourdes Souza deverá assumir outra posição dentro da polícia, ainda não definida. Durante a gestão dela, a Polícia Civil fez concursos para delegados, agentes e oficiais, e foram iniciadas as reformas em delegacias consideradas estratégicas, como a 6ª DP e a Delegacia Integrada Distrital.
Ela também foi responsável pela implantação do sistema “Guardião”, conjunto de equipamentos usados para fazer interceptações telefônicas.
Atual chefe de Polícia do Interior, Uberlândio Gomes é considerado uma espécie de elo entre os delegados mais novos e os mais antigos.
Ele assumirá o cargo com um quadro bem maior de delegados, graças a entrada dos novos concursados a partir de agosto. Serão mais 25 profissionais. Atualmente, a Polícia Civil tem 89 delegados de polícia.