CÁSSIA LIMA
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) descartou em definitivo a suspeita do vírus H1N1 em uma paciente no Amapá. O resultado saiu nesta segunda-feira (23). O suposto caso alarmou a população, após a circulação de um áudio nas redes sociais.
No dia 11 de abril, um resultado preliminar já descartava o vírus na paciente.
De acordo com a Divisão Laboratorial da SVS, os exames laboratoriais constatam que a paciente foi acometida de um vírus H3 sazonal, ou seja, o vírus da gripe.
“Ela foi acometida de um vírus sazonal e bem mais brando. Na verdade, foi uma gripe muito forte somada a outros sintomas fortes”, disse o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.
Ele falou que a paciente ainda recebe cuidados no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), e logo receberá alta.
O suposto caso tomou uma repercussão por conta de divulgações de um áudio nas redes sociais onde uma suposta profissional de saúde afirmava que o vírus estava confirmado na paciente.
“A secretaria de Saúde fez um grande esforço para desmentir o caso, e tranquilizar a população. Hoje, tratamos a situação decorrente de um fake news e pedimos cautela da população em divulgar algo nas redes sociais”, disse Malafaia.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que está apurando o caso para que chegue até quem divulgou o áudio, e para descobrir se a pessoa que fez isso é um profissional de saúde ou um paciente. Além disso, o órgão promete que irá tomar as medidas administrativas necessárias contra a pessoa.