CÁSSIA LIMA
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul de Macapá, localizada no bairro Jardim Marco Zero, deve começar a receber a população em maio, segundo o governo estadual. A data de inauguração da unidade já foi remarcada duas vezes.
O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) ganhou a licitação, e está aparelhando a unidade, assim como, deverá contratar os servidores para o atendimento a cerca de cinco mil pessoas, por mês, prevê o governo.
O prédio da UPA está pronto desde agosto de 2017, mas, estava sem maquinário e servidores. A mais recente previsão do IBGH é de que até 30 de abril, a unidade esteja totalmente aparelhada.
“Através do contrato de gestão, vamos fazer as cobranças dos prazos e cumprimento de metas. Esperamos que dessa forma terceirizada o atendimento melhore, como ocorreu em outros estados do país”, disse o secretário de Saúde, Gastão Calandrini.
A UPA será administrada por uma organização social sem fins lucrativos sob fiscalização do governo estadual, Ministério Público e Tribunal de Contas.
UPA zona sul
A unidade deverá atender a casos de baixa complexidade. A UPA está localizada na Avenida Ivaldo Veras, próximo ao sambódromo. Além do atendimento 24h, serão ofertados serviços de exames laboratoriais e radiológicos.