CÁSSIA LIMA
Cerca de 10 mil produtos serão vendidos sem impostos na próxima quinta-feira (24) em um shopping de Macapá localizado no Bairro do Trem. A ação espera mais de 25 mil pessoas e faz parte do “Dia da Liberdade de Impostos”. Serão mais de 60 lojas com produtos de até 60% abaixo do preço, incluindo supermercado.
O evento/protesto é organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Macapá e Santana (CDL Jovem). A ideia é mostrar o quanto os impostos representam no preço final das mercadorias, por isso, a expectativa é de que o consumidor encontre produtos bem mais baratos. Um celular, por exemplo, possui 33% de seu preço composto por impostos, os calçados são 58%.
“A gente paga uma alta carga tributária e os clientes também. Um perfume, por exemplo, tem 50% do valor em imposto. Os produtos tecnológicos são os mais caros e que tem o peso maior. Queremos fazer as pessoas refletirem sobre isso”, disse o vice-presidente da CDL, Frederico Amaro.
Segundo os cálculos do CDL Jovem, o brasileiro precisa trabalhar 151 dias apenas para pagar os impostos cobrados diretamente ou embutidos nos produtos.
Até 60% de desconto
A campanha ocorrerá de 10h às 23h. Em anos anteriores o evento ocorreu também em postos de combustíveis onde o litro estava sendo vendido a R$ 1,60 sem impostos, enquanto o preço com imposto estava a R$ 3,67. Além disso, a ação ocorreu em outro shopping da cidade.
Os produtos com descontos serão identificados na entrada dos estabelecimentos participantes e vendidos de acordo com a disponibilidade em estoque. A lista de cada item será fixada com o valor sem o imposto e o total cobrado em impostos. A meta é que os descontos cheguem a 60%.