CÁSSIA LIMA
O governo do Amapá distribuiu, nesta quarta-feira (16), água potável para os moradores de Laranjal do Jari, atingidos pela cheia do rio. Cerca de 1,9 mil pessoas recebem ajuda da Defesa Civil Estadual. O aumento do nível do rio provocou enchente na cidade, e desabrigou centenas de famílias. A água invadiu poços e fossas sépticas contaminando 55% da água do município.
A cheia do Rio Jari atingiu 552 famílias, totalizando cerca de 1,9 mil pessoas. A Defesa Civil emitiu alerta para o município. As águas atingiram 3,47 metros na segunda-feira (14). O alerta na região acontece quando o nível chega a 3,45 metros.
“As famílias estão sendo assistidas pela Defesa Civil. Estamos entregando água potável e os kits de alimentos. O foco agora é fazer o monitoramento das águas e dar assistência a todos”, disse o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Janary Picanço.
Além da água potável, estão sendo entregues kits de ajuda humanitária, encaminhados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. No primeiro momento, serão mais de 1,9 mil kits.
Os kits são compostos de cestas básicas, material de limpeza, de higiene pessoal, água mineral, colchões e kits dormitórios, além de itens específicos para crianças e para idosos e pessoas com deficiência.
Para dar celeridade à liberação da ajuda humanitária para as famílias vítimas das cheias no município de Laranjal do Jari, enviada pelo governo federal, que aportou em uma área particular, o governo estadual solicitou apoio à Marinha Brasileira, para a liberação dos donativos com a dispensa de pagamento pelo uso da área, tornando o processo menos burocrático e mais rápido.