Água potável chega a moradores atingidos pela cheia do Rio Jari

Cerca de 1,9 mil pessoas recebem ajuda da Defesa Civil Estadual.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O governo do Amapá distribuiu, nesta quarta-feira (16), água potável para os moradores de Laranjal do Jari, atingidos pela cheia do rio. Cerca de 1,9 mil pessoas recebem ajuda da Defesa Civil Estadual. O aumento do nível do rio provocou enchente na cidade, e desabrigou centenas de famílias. A água invadiu poços e fossas sépticas contaminando 55% da água do município.

A cheia do Rio Jari atingiu 552 famílias, totalizando cerca de 1,9 mil pessoas. A Defesa Civil emitiu alerta para o município. As águas atingiram 3,47 metros na segunda-feira (14). O alerta na região acontece quando o nível chega a 3,45 metros.

Entrega de água potável na região Foto: Governo do Amapá

“As famílias estão sendo assistidas pela Defesa Civil. Estamos entregando água potável e os kits de alimentos. O foco agora é fazer o monitoramento das águas e dar assistência a todos”, disse o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Janary Picanço.

Além da água potável, estão sendo entregues kits de ajuda humanitária, encaminhados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. No primeiro momento, serão mais de 1,9 mil kits.

Kits também foram levados para as famílias Foto: Governo do Amapá

Os kits são compostos de cestas básicas, material de limpeza, de higiene pessoal, água mineral, colchões e kits dormitórios, além de itens específicos para crianças e para idosos e pessoas com deficiência.

Cheia do rio atingiu casas, escolas e prédios públicos Foto: Governo do Amapá

Para dar celeridade à liberação da ajuda humanitária para as famílias vítimas das cheias no município de Laranjal do Jari, enviada pelo governo federal, que aportou em uma área particular, o governo estadual solicitou apoio à Marinha Brasileira, para a liberação dos donativos com a dispensa de pagamento pelo uso da área, tornando o processo menos burocrático e mais rápido.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!