Bombeiros buscam atendimento para jaguatirica gravemente ferida

Animal foi encontrado por moradores próximo da ponte e sofreu agressões que o deixou com afundamento craniano
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Uma jaguatirica jovem, fêmea, ficou gravemente ferida após ter sido agredida por moradores das margens do Rio Matapi,em Santana, município distante 17 quilômetros de Macapá. O animal foi encontrado na manhã deste domingo (6), por volta das 7h30, próximo da ponte.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para cuidar do animal, que estava sangrando pelo ouvido esquerdo e sofreu afundamento ósseo e fratura no crânio. O felino recebeu vários golpes com pedaços de pau. Desde o momento em que o animal foi levado, os bombeiros buscam um local onde ele possa ser atendido. 

Jaguatirica foi atendida no canil, mas não pode ficar no local. Fotos: CBM

De acordo com o tenente Amador, que atende a ocorrência, o primeiro lugar procurado foi o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Ceta), ligado ao Ibama. Porém, o centro estava fechado. Em seguida, a jaguatirica foi encaminhada para o Jardim Zoobotânico, mas também não havia médico veterinário para o atendimento.  

Por fim, os bombeiros conseguiram um primeiro atendimento ao animal no canil municipal de Macapá. A jaguatirica foi colocada no soro, mas precisa de atendimento especializado. Os militares temem que ela não sobreviva até a segunda-feira (7), quando um médico veterinário do Ibama poderá atendê-la.

O soldado Cabral, do CBM, lamentou a agressão ao animal. Episódio ocorrido, segundo ele, por falta de informação da população.

Felino foi agredido por conta do medo e desinformação dos moradores, segundo os bombeiros

“O fato é que animais da nossa fauna silvestre são agredidos pela população sem motivos, devido a desinformação e ignorância, como foi o caso. O animal foi agredido a pauladas e teve traumatismo craniano. Por outro lado, os órgãos que tentam resguardar os animais ficam desamparados por não ter a quem recorrer”, disse o soldado.

De acordo com o CBM, o felino não poderá ficar no canil municipal e ainda precisa fazer exames, como o de raios x. Até o fechamento desta matéria eles ainda buscavam quem pudesse socorrer a jaguatirica.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!