CÁSSIA LIMA
Duas farmácias foram interditadas pela Vigilância Sanitária nesta semana, em Macapá. Os estabelecimentos localizados nas zonas norte e sul da capital não possuíam licença para funcionamento e nem para comercialização de remédios. Os clientes devem ficar alerta, segundo o órgão.
A vigilância fez a notificação, apreensão e interdição dos estabelecimentos. Um deles é localizado no Bairro do Perpétuo Socorro e não possuía licença para a comercialização dos medicamentos. Os produtos foram apreendidos.
“O estabelecimento só possui a licença para serviços de ambulatório. Os medicamentos vencidos serão descartados e os que estão na validade poderão ser retirados pelo proprietário, mas, mesmo assim, não podem ser comercializados”, falou a farmacêutica da Vigilância Sanitária Jocileide Moraes.
A fiscalização faz parte dos serviços diários da vigilância. O trabalho é para garantir a qualidade e a segurança na venda de medicamentos, evitando riscos à saúde dos clientes. O foco das vistorias são a documentação dos estabelecimentos, armazenamento dos medicamentos e serviços ambulatoriais.
“É importante que o cliente sempre observe se o local possui as licenças, se é feita a higiene e, se necessário, que denuncie para a vigilância. A documentação precisa ficar em local visível ao público”, frisou a diretora da Vigilância em Saúde, Marluce Chermont.