Em reforma há mais de um ano, UBS do Congós é cobrada por moradores

Serviços ficaram paralisados por sete meses.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Moradores do Bairro Congós, na zona sul de Macapá, estão reclamando da demora na entrega da obra da Unidade Básica de Saúde (UBS), que iniciou em janeiro de 2017 com prazo de conclusão de 120 dias. Os trabalhos foram interrompidos por sete meses, e retomados recentemente. A previsão da prefeitura de Macapá é para que tudo esteja pronto em 45 dias.

Quando estava funcionando, a UBS oferecia serviços de exames, consultas odontológicas, de pediatria, consultas médicas e atendimentos básicos de emergência. Francisca Rocha de Melo, de 65 anos, disse que sente falta do espaço aberto.

Reforma iniciou em janeiro de 2017 Foto: André Silva

“Todo mundo da comunidade usava aqui. Tinha até exames e agora para a gente conseguir, ou dorme na fila do hospital geral ou paga. Esse lugar faz muita falta”, reclamou a idosa.

 A presidente da Associação de Moradores do Bairro Congós, Marcione Santana, disse que a prefeitura chegou a dar 4 prazos para terminar a obra, e que a comunidade está sendo atendida de forma precária no centro católico Santa Terezinha, próximo do bairro. Ela falou que são oferecidas apenas consultas com pediatra, clínico geral, nutricionista e farmácia.   

Presidente da Associação de Moradores do Bairro Congós, Marcione Santana Foto: André Silva

“Há mais de um ano a comunidade espera pela conclusão da obra. Até o momento o prefeito ainda não se posicionou em relação a um novo prazo para a entrega. A comunidade está sendo desassistida. Ela está sendo atendida precariamente. Não é um espaço adequado. Não tem atendimento para as nossas grávidas, para elas serem atendidas precisam ir para outro bairro”, protestou a presidente.  

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a obra ficou paralisada por sete meses porque o Governo Federal não repassou o restante dos recursos para a prefeitura.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!