DA REDAÇÃO
A prefeitura de Macapá irá receber da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) uma base móvel de videomonitoramento do programa “Crack, é possível vencer”. O novo aparato tem como meta colaborar com a fiscalização de áreas estratégicas de combate às drogas na capital.
O prefeito Clécio Luís (REDE) e o comandante da Guarda Civil Municipal, Rui Secco, tiveram reunião na quinta-feira (3), com o coordenador do Núcleo de Programas Especiais da Senansp, Reinaldo Amim. No encontro, foi discutido o processo de entrega oficial da base.
Reinaldo Amim informou que o processo estava parado há dois anos e meio por divergências técnicas exigidas no edital.
“Essa base móvel veio com algumas divergências, como, por exemplo, os monitores que não foram da mesma marca prevista em edital. Por isso, a Senasp decidiu não autorizar o uso. Foi montada uma força-tarefa e agora estamos liberando a utilização, sendo Macapá a primeira a ser escolhida para a liberação das 53 unidades retidas no Brasil”, disse o representante da Senasp.
Após o processo de entrega do relatório fotográfico, feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, será elaborado o Termo de Doação à Prefeitura de Macapá.
“Depois de solucionadas todas as burocracias necessárias dentro do processo, aguardaremos esse documento para colocar em funcionamento, o mais breve possível, a Base Móvel de Videomonitoramento do programa”, afirmou o prefeito Clécio Luís.
A base móvel conta com duas viaturas, duas motocicletas e um ônibus equipado com monitores, torre com alcance de 8 metros de altura com câmeras de captação de imagens, para monitorar praças e lugares públicos. Além destes equipamentos, o ônibus conta com banheiro interno, centrais de ar e uma pequena copa. O veículo também servirá de auxílio na segurança de eventos públicos de grande porte da capital, como praças e balneários.