ANDRÉ SILVA
Moradores da Rua Maria Lúcia Brasão, no Bairro Zerão, zona Sul de Macapá, estão reclamando de constantes alagamentos provocados pela chuva, que impedem a passagem de pessoas idosas e crianças. Eles dizem que pagam IPTU, mas as vias nunca receberam serviços de pavimentação.
A rua é muito estreita e as laterais estão tomadas pelo mato. Para completar, alguns moradores estenderam as calçadas, impossibilitando o tráfego de carros maiores no trecho. Além disso, a única manilha para vazão da água é estreita e não escoa completamente a água da chuva.
O bombeiro militar Dioni Willian Trindade, de 31 anos, mora no local há nove anos. Ele disse que a rua nunca passou por obra, e que, sempre que há algum reparo em vias próximas, a dele nunca é contemplada.
William conta que chegou a ir até a ouvidoria da Secretaria Municipal de Obras (Semob), mas já se passaram duas semanas e nada foi feito.
“Estive lá na semana passada, mas, até agora, nada. Essa rua nunca passou por nenhuma reforma. Eles fazem trabalho aqui perto, mas não chegam aqui. A gente não quer asfaltar, queríamos pelo menos uma boa reforma”, protestou o bombeiro.
Fátima Gonçalves, de 31 anos, disse que a família mora no local há 12 anos e sempre pagou IPTU. Ela reclama que, mesmo pagando o imposto, a rua nunca recebeu melhorias.
“Do que adianta a gente pagar imposto? Quando chove, aqui alaga”, reclamou a moradora.
A Semob informou que recebeu o pedido dos moradores e que vai enviar uma equipe para analisar a situação, para, futuramente, planejar uma ação na rua.