Morre jaguatirica espancada por moradores do Matapi

Animal teve afundamento craniano e não conseguiu receber atendimento adequado
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A jaguatirica resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) morreu na madrugada desta segunda-feira(7). Ela não resistiu aos ferimentos causado por moradores da margem do Rio Matapi, região do município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. 

No domingo (6), após o resgate do animal, que teve afundamento craniano por ter recebido muitas pauladas, o CBM procurou atendimento no Jardim Botânico de Macapá, mas não conseguiu.

Em seguida a equipe que atendeu a ocorrência foi até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), órgão ligado ao Ibama, mas o local estava fechado. A jaguatirica então foi levada ao Canil Municipal, onde recebeu atendimento preliminar.

Cetas

No domingo mesmo, após receber o chamado, a responsável pelo Cetas, Mirella Vasconcelos Cavalcanti, disse que mesmo fora de seu horário de trabalho foi até o centro receber o animal.

Ela explicou  que o Cetas não funciona em regime de plantão, mas que sempre fica um funcionário de sobreaviso, caso ocorra alguma eventualidade.

Animal foi socorrido por bombeiros. Fotos: CBM

A servidora explicou também que seria necessário encaminhar a jaguatirica para realização de exames de raios x, mas as clínicas não abrem aos fins de semana. O felino recebeu soro e medicamentos na veia, mas acabou não resistindo aos ferimentos e morreu durante a madrugada.

Funcionamento

Mirella Cavalcanti disse ainda que o Cetas não funciona como um pronto socorro para animais silvestres, mas sim como um centro de triagem que tem por prioridade captar apreensões de órgãos federais. 

“Não existe ainda um acordo de cooperação técnica entre o Estado e o Ibama para gerenciar o Cetas. Essas tratativas estão em andamentos e só depois poderemos dar uma contribuição maior”, explicou a responsável. 

A servidora no entanto diz que o centro recebe constantemente animais apreendidos por órgãos estaduais e municipais. Ela disse que a destinação final de animais apreendidos é de responsabilidade do órgão que o capturou, neste caso o CBM. 

O período de funcionamento do centro é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Cerca de 50 animais encontram-se internados no Cetas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!