Unidades em todo o AP realizam Dia D de vacinação contra a Influenza

Postos funcionam até 17h nos 16 municípios
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Unidades de saúde em todo o Amapá funcionam neste sábado (12) para a realização do Dia D de Vacinação contra a Influenza. Até as 17h, o público-alvo da campanha poderá receber as doses da vacina trivalente.

Poderão receber vacina idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais, também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Cobertura vacinal

Desde abril, a SVS já garantiu o abastecimento dos 16 municípios com as doses da vacina trivalente. Até o momento, a cobertura vacinal em todo o Estado chega a mais de 42%. Os municípios com a maior cobertura são Cutias, com 82,8% da meta alcançada e a capital, Macapá, com 62,8%.

Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, em 2017, o Amapá alcançou o maior percentual de cobertura vacinal do país contra a Influenza. Foram 156.146 pessoas alcançadas, o que indica que mais de 100% da meta do programa foi alcançada.

Influenza

A Influenza (gripe) é uma infecção viral aguda do sistema respiratório de elevada transmissibilidade. Uma pessoa pode contrair o vírus várias vezes ao longo da vida e, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave.

Esse tipo de gripe atinge, principalmente, crianças menores de cinco anos e adultos maiores 60 anos de idade, gestantes, puérperas, bem como em portadores de doenças pulmonares (incluindo asma), indivíduos imunodeprimidos, com doenças cardiovasculares, hepáticas e renais, entre outras.

Os vírus de Influenza que atualmente circulam no Brasil são: Influenza A/H1N1, Influenza A/H3N2 e Influenza B.

 
Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!