ANDRÉ SILVA
Um vídeo feito a partir de um dos apartamentos do conjunto Mucajá, no Bairro Beirol, zona sul de Macapá, mostra a fuga de dois menores do Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina (Cesein), no dia 9 de maio. Um deles foi recapturado.
As imagens foram divulgadas e repercutiram em redes sociais e grupos de Whatsapp. O autor do vídeo não foi encontrado. (veja vídeo abaixo)
A Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) confirmou a fuga, e informou que os menores aproveitaram o momento da chuva para fugir. Eles pularam o muro do centro. Ambos têm 16 anos.
“Estamos alinhando a comunicação com os responsáveis pelo local. Estive ‘in loco’ e realizei uma vistoria junto com os monitores e a Polícia Militar, e constatei que havia menos um menor. Liguei para a polícia que faz a ronda no local, e vamos acompanhar o andamento das buscas”, assegurou Guaraci Pantoja, presidente da Fcria.
Antônio Alves, de 20 anos, mora no Mucajá. Ele disse que a cena flagrada nas imagens se repete frequentemente. O morador falou que tem medo de ter a casa invadida.
“Já pensou se, sem querer, eu deixo a porta aberta? No momento da fuga eles querem se esconder e podem encontrar a minha porta aberta e fazer a minha família refém”, falou, preocupado.
No dia 22 de abril, três menores que tentavam fugir do centro foram capturados pela PM. O Cesein está em reforma desde fevereiro, e alguns internos foram mandados para casa, pela Justiça. Outros permanecem no local.
O Cesein foi fechado por ordem da Justiça da Infância e Juventude de Macapá, que determinou a reforma no prédio, com prazo máximo de 120 dias. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em junho.