CÁSSIA LIMA
Muitos acordos foram realizados neste sábado (16), no Sebrae Amapá, durante a campanha “Sábado também é dia de conciliar”. O evento, promovido em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), marcou 300 audiências do Juizado da Micro e Pequena Empresa de Macapá.
A conciliação ficou a cargo dos magistrados brasileiros que participaram do 43º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje). Um dos acordos mediados e que obteve sucesso, foi comandado pela desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Janice Goulart.
“Foi uma audiência fácil, porque as partes já estavam com a intenção de conciliar. E este momento é maravilhoso porque a Justiça do futuro é a conciliação. Hoje em dia as coisas andam muito rápidas e o cidadão também quer essa agilidade”, frisou a desembargadora.
A ação do programa tem como objetivo oportunizar ao jurisdicionado o resgate das dívidas contraídas no comércio local. A meta é negociar com os credores e, assim, restabelecer seu crédito na praça.
“Ele me devia R$ 1,5 mil, mas, conversamos e negociamos nos R$ 1,2 mil. Será um valor parcelado e que tem todo o trâmite legal. Eu vou receber e ela terá o nome limpo”, frisou o empresário Marcelo Souza.
A Justiça do Estado do Amapá foi a primeira do país que disponibilizou um juizado especificamente voltado para pessoas jurídicas. O passo é uma oportunidade para quem está inadimplente com a Justiça, além de agilizar o processo.