Alunos de escola pública do AP vencem torneio internacional de robótica

Evento é considerado uma das mais importantes competições de robótica internacional.
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

Alunos do ensino médio integrado da Escola Estadual Esther da Silva Virgulino, no Bairro São Lázaro, zona norte de Macapá, conquistaram no sábado (9), o primeiro lugar no International Tournament of Robots (Torneio Internacional de Robôs), realizado no Centro Universitário ENIAC Guarulhos, em São Paulo. O evento é considerado uma das mais importantes competições de robótica internacional.

Os amapaenses Alexandre de Oliveira Almeida, de 18 anos; Gabriel de Nazaré Martins Farias, de 16 anos; Natan Christopher Vacari, de 19 anos; e Vinícius Tavares da Silva, de 18 anos, são os jovens alunos que compõem a equipe ‘Danger’, que conquistou a premiação na categoria ‘Sumô’.

Os jovens receberam credenciais para participar de uma competição, também em nível internacional, na Paraíba (PB), em novembro, além de disputar outra competição do mesmo nível na China, no final do ano.

Troféu conquistado pelos amapaenses Foto: Arquivo Pessoal

“Representar nosso estado e o Brasil é um sonho realizado, vamos mostrar a cultura do Amapá ao mundo. Passamos muitas dificuldades nessa viagem, mas isso que foi o impulso para a gente ganhar com um material obsoleto, comparado com os outros competidores, e estamos orgulhosos de fazer muito com pouco”, disse Vinícius Tavares da Silva.

O projeto ‘Danger’ é coordenado pelo professor Elender Keuly de Souza, que acompanha e orienta o grupo de alunos que está junto há 4 anos, e vem conquistando vitórias importantes em competições de níveis local, regional, estadual, nacional e internacional.

Equipe ‘Danger’ em São Paulo Foto: Arquivo Pessoal

“Foi muito gratificante levá-los depois de 2 meses de captações de recursos para conseguir as passagens e a estadia, e fomos com fé e coragem para esse evento para levar o nome da nossa escola, e, principalmente, do nosso estado. Meu ramo é tecnologia, não pretendo parar, enquanto tiver aqui darei o maior auxílio para eles em questão da robótica. Não vou deixar o projeto parar, seja com antigos ou novos alunos”, falou o professor.

Para participar das competições, eles realizaram eventos internos para conseguir levantar recursos para poder arcar com hospedagem, translado e alimentação. As passagens foram doadas pelo governo do Amapá através da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!