ANDRÉ SILVA
A Escola Estadual Irineu da Gama Paes, localizada no Bairro Congós, zona sul de Macapá, estaria dispensando os alunos mais cedo por falta de merenda. O diretor da escola e o tesoureiro do caixa escolar da instituição negam a informação e dizem que os alunos saíram mais cedo porque foram dispensados para o ensaio da festa junina da unidade de ensino.
Porém, um dos pais de alunos, que não quis se identificar, disse que na semana passada a própria direção da escola teria emitido um bilhete dizendo que os alunos do turno da manhã seriam dispensados mais cedo por falta de merenda. O suposto escrito da administração foi repassado pelo pai para a reportagem do portal SELESNAFES.COM. Veja abaixo.
O diretor Aroldo Freitas alegou que os alunos estão sendo dispensados mais cedo para ensaiar. Ele disse que achou melhor dispensar os estudantes sem dar a merenda para economizar, já que os repasses da merenda por parte do governo federal estão atrasados.
“Nós temos merenda, apesar dos problemas de repasse. O governo estadual está repassando religiosamente o valor da merenda, mas o governo federal não”, falou o diretor.
O tesoureiro do caixa escolar, Ademilson Nunes, disse que o caixa escolar tem trabalhado no vermelho desde o ano passado.
O gestor recordou que em 2017 foram bloqueados pela justiça, cerca de R$ 40 mil para pagamento de direitos trabalhista de funcionários da Unidade Descentralizada de Execução da Educação (UDE), e isso deixou o caixa da escola muito mal.
“Pelos funcionários serem lotados na escola, e a escola ter problemas trabalhistas, os valores são bloqueados. Foi o que aconteceu aqui”, disse o tesoureiro.
A Secretaria de Educação do Estado (Seed) informou que o repasse federal da merenda foi suspensa porque a secretaria teve uma reprovação de contas das administrações passadas, porém já tomou as providências necessárias e o repasse serão normalizado ao longo desse mês, inclusive o retroativo será pago.