RODRIGO INDINHO
Marcado inicialmente para ser em Santana, o Festival Estadual Junino do Arraiá no Meio do Mundo ocorrerá em Macapá, no Sambódromo, entre os dias 30 de junho e 7 de julho.
A decisão de mudança do local do evento foi tomada por unanimidade pelo conselho deliberativo de presidentes da Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap).
A entidade alega que a desistência da realização no segundo mais populoso município do Estado se deu por conta da intromissão de pessoas que não fazem parte da Federação e nem das instituições parceiras na administração do evento.
“Isso é lamentável, porque inviabilizar um evento deste porte em Santana, por questões mesquinhas e particulares, é andar para trás e esquecer toda nossa luta para chegarmos até aqui”, lamentou a presidente da Fefap, Daiana Ronieli.
Entrada paga
Sobre especulações de munícipes santanenses questionando o valor da entrada para se assistir as apresentações das quadrilhas, a federação alega que tem um custo realizar a programação, e por isso é cobrado o valor simbólico em todos os eventos realizados pelo Estado.
“Pagar ingresso não é exclusão, nem exploração. O preço simbólico seleciona as pessoas que estarão assistindo, evita que famílias corram risco de assalto em meio à multidão. Pagar ingresso valoriza os quadrilheiros, que terão um público que estará ali para prestigiar, aplaudir, porque gostam. O valor viabiliza o evento, que não seria possível somente com investimentos de recursos públicos”, disse Daiana.
Em Macapá, quadrilhas de todo o Amapá iram participar da etapa estadual que acontecerá no sambódromo. Nos dias 30 de junho, 01, 02, 03 de julho, a partir das 19h, irão se apresentar 9 grupos juninos nas eliminatórias da categoria estilizada. No dia 04, acontecerá o concurso de quadrilhas tradicionais. Será vendido ingresso individual, vip e mesa.
Foto de capa: Danilo Leite/Fefap