ANDRÉ SILVA
Bota, cilindro, capa, calça de aproximação e capacete de salvamento. Esses objetos, juntos, chegam a pesar cerca de 30 quilos. É com todo esse peso que um grupo de soldados do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) se desafiou a correr todos os anos na Corrida do Fogo, que este ano está na sua 43ª edição.
Já virou tradição ter em todas as edições da Corrida do Fogo um grupo de soldados correndo vestidos com equipamentos que, geralmente, são usados para combater incêndios. E tanto equipamento assim acaba despertando a curiosidade dos competidores comuns e do público.
Para correr com toda a indumentária, é preciso um preparo diferenciado. Afinal de contas, são 30 quilos a mais sobre os pés dos corredores.
Este é o segundo ano que a soldado Graça Sousa, de 23 anos, participa da corrida totalmente equipada. Ela disse que o que a motiva é a superação das dificuldades e, além de tudo, mostrar à sociedade que o soldado está preparado para qualquer situação. Na competição, passada ela terminou a prova em duas horas, 11 minutos e 33 segundos.
“É um desafio para se superar e chegar até o fim da prova. É uma prova de muita resistência física e psicológica”, argumentou a soldado.
O tenente João Carlos Freitas participa da prova pelo terceiro ano vestido como combatente. Ele disse que para competir usando equipamento é exigido um preparo diferenciado. A roupa que os militares usam não permite que o calor entre, mas também não permite que saia.
“Então tu começa a transpirar e o calor não sai. Você fica superaquecido, então você deve estar habituado a vestir aquela roupa e ainda ter que correr os dez quilômetros”, falou Freitas.
O tenente contou que todos os dias corre aproximadamente duas horas e realiza treinos para suportar o peso da prova.
Prova
A 43ª edição da Corrida do Fogo acontece no dia 1º de julho. O percurso da competição, de 10 quilômetros será o seguinte: partida da Mendonça Junior, passando por Hamilton Silva, Ernestino Borges, Leopoldo Machado e orla, e retornando pela frente do estádio Glicério Marques
As inscrições estão abertas pelo site www.chipptiming.com.br.