DA REDAÇÃO
O governo do Amapá recebeu recomendação do Ministério Público Estadual (MP), para que realize em 15 dias estudos com o objetivo de criar novo aterro sanitário nos quilômetros 18 e 23, no entorno do município de Oiapoque.
O georreferenciamento, sondagem, levantamento, furos de sondagem, topografia, planimetria e altimetria deverão ser realizados pelas secretarias de Estado de Infraestrutura e Planejamento (Seinf), de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Estado de Desenvolvimento de Cidades (SDC).
De acordo com a recomendação, Seinf e Sema devem também auxiliar o município de Oiapoque na remediação da área, onde funciona a atual lixeira pública da cidade, com material para o funcionamento adequado do aterro.
A Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) também será envolvida nas ações, cedendo o maquinário adequado para trabalho no solo.
De acordo com o MP, uma audiência pública realizada em agosto do ano passado discutiu a destinação correta dos resíduos sólidos do município de Oiapoque.
Na ocasião, foram informados os trabalhos que estavam sendo feitos no “lixão”, assim como o que ainda seria realizado para solucionar o problema do depósito de resíduos sólidos a céu aberto.