Humor da Copa é tema em exposição de cartunistas do AP

Durante o mundial de futebol, novas produções serão apresentadas ao público
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Na noite desta quarta-feira (13), ocorre na Galeria Alcy Araújo, da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, no Centro de Macapá, a exposição “7 a 0 pro humor”. O evento é organizado pelo grupo artístico Cartunistas do Amapá e levará ao público 35 trabalhos que serão apresentados de forma rotativa até o dia 15 de julho. 

Durante todo o período da Copa do Mundo da Rússia, também serão criados novos desenhos. Sete artistas estão envolvidos no projeto. Os amapaense são: J. Márcio, Ronaldo Rony, Adriano Balieiro, Fabiano Santos, Igum D’Jorge e Jair Penafort; além de Pablo Emanuel, do Pará.

Todos vão apresentar charges, cartuns e caricaturas sobre a Copa do Mundo, com referências de todas as épocas. O evento terá início às 19h, com um coquetel de abertura e apresentação de artistas como Ozy Rodrigues e Ramon Frazely. Caricaturas estarão sendo criadas pelos artistas, no valor de R$ 10 cada.

O artista J. Márcio mostra alguns de seus trabalhos que estarão na exposição. Fotos: André Rodrigues (Secom)

Grupo

O grupo Cartunistas Amapá foi criado em 2016, quando os desenhistas se reuniram e começaram a participar oficialmente de eventos estaduais e nacionais. O artista J. Márcio, um dos idealizadores do grupo, afirma que existe uma cultura cartum muito forte no Brasil.

“As pessoas adoram cartuns, caricaturas e charges. Hoje, a classe artística possui muitos meios rentáveis de se manter, porém, precisamos sempre estar dando visibilidade para os trabalhos”, ressalta J. Márcio.

Para Josafá Barbosa, curador de artes e colaborador do evento, a dinâmica será o ponto forte da exposição.

“Quem vier visitar a exposição, vai perceber que todo dia será feito um trabalho diferente. Haverá rotatividade entre as obras, o público vai participar de forma interativa do evento e também novos desenhos serão criados no decorrer, ou seja, todo dia uma coisa nova”, explicou o artista.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!