CÁSSIA LIMA
Os alunos de nove escolas do Amapá participam no sábado (16) do II Festival Estudantil Cantando Marabaixo, na quadra da Escola Estadual Jesus de Nazaré. O projeto é de inciativa do Movimento Nação Marabaixeira e homenageia o dia Estadual do Marabaixo.
O objetivo é incentivar jovens e adolescentes a produzirem músicas da cultura tradicional do Amapá, passando, assim, a conhecer e valorizar o legado deixado pelos antepassados. Os participantes passaram pelas duas etapas do projeto, de produção das letras e melodia, e gravação do CD, e, agora, aguardam o festival, onde serão avaliados por uma banca de jurados.
Segundo a organização, são cerca de 60 estudantes das escolas Augusto dos Anjos, Sebastiana Lenir, Edgar Lino, Jesus de Nazaré, Ifap, Risalva do Amaral, Aracy Mont’Alverne, José Bonifácio e Maria Cristina, de Porto Grande.
“O processo de produção dos ladrões e aprendizado do toque das caixas aconteceram nas salas de aula, e os alunos que já vivenciam a tradição do marabaixo foram muito importantes, porque já têm facilidade na arte, e acabaram chamando atenção de outros colegas”, falou o coordenador do projeto, Carlos Piru.
A produção das músicas chamadas de “ladrões” remontam de volta o modo de contar histórias dos antigos moradores afrodescendentes de Macapá, que relatavam o cotidiano nas canções, acompanhadas por caixas, tocadas nas rodas de marabaixo.
O festival homenageia o Dia Estadual do Marabaixo, instituído oficialmente em 2010, com base em fato de 2008, quando, no dia 16 de junho, marabaixeiros e membros de famílias tradicionais fizeram manifestações pedindo respeito.
O II Festival Estudantil Cantando Marabaixo será a partir de 19h, na quadra da Escola Estadual Jesus de Nazaré, no Bairro do Laguinho.