Jovens estudantes produzem “ladrões” para festival de marabaixo

Festival será no sábado em escola em Macapá.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Os alunos de nove escolas do Amapá participam no sábado (16) do II Festival Estudantil Cantando Marabaixo, na quadra da Escola Estadual Jesus de Nazaré. O projeto é de inciativa do Movimento Nação Marabaixeira e homenageia o dia Estadual do Marabaixo.

O objetivo é incentivar jovens e adolescentes a produzirem músicas da cultura tradicional do Amapá, passando, assim, a conhecer e valorizar o legado deixado pelos antepassados. Os participantes passaram pelas duas etapas do projeto, de produção das letras e melodia, e gravação do CD, e, agora, aguardam o festival, onde serão avaliados por uma banca de jurados.

Segundo a organização, são cerca de 60 estudantes das escolas Augusto dos Anjos, Sebastiana Lenir, Edgar Lino, Jesus de Nazaré, Ifap, Risalva do Amaral,  Aracy Mont’Alverne, José Bonifácio e Maria Cristina, de Porto Grande.

Aspecto do festival realizado no ano passado Foto: Divulgação

“O processo de produção dos ladrões e aprendizado do toque das caixas aconteceram nas salas de aula, e os alunos que já vivenciam a tradição do marabaixo foram muito importantes, porque já têm facilidade na arte, e acabaram chamando atenção de outros colegas”, falou o coordenador do projeto, Carlos Piru.

Coordenador do projeto, Carlos Piru Foto: Cássia Lima

A produção das músicas chamadas de “ladrões” remontam de volta o modo de contar histórias dos antigos moradores afrodescendentes de Macapá, que relatavam o cotidiano nas canções, acompanhadas por caixas, tocadas nas rodas de marabaixo.

O festival homenageia o Dia Estadual do Marabaixo, instituído oficialmente em  2010, com base em fato de 2008, quando, no dia 16 de junho, marabaixeiros e membros de famílias tradicionais fizeram manifestações pedindo respeito.

O II Festival Estudantil Cantando Marabaixo será a partir de 19h, na quadra da Escola Estadual Jesus de Nazaré, no Bairro do Laguinho.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!