DA REDAÇÃO
Cerca de 700 pessoas, segundo os organizadores, participaram da programação de encerramento do “Junho Verde, neste sábado (9), no Complexo do Araxá, na orla de Macapá. A principal atividade que fechou o evento foi um passeio ciclístico, organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Os participantes percorreram a Avenida Beira Rio e o comércio da capital, encerrando a maratona no Formigueira, próximo da Igreja Matriz de São José.
Na chegada, houve sorteio de prêmios, como celulares e camisas oficiais da seleção brasileira de futebol.
O Colégio Amapaense participou do passeio levando aproximadamente 350 alunos e mobilizou mais de 100 servidores da instituição, incluindo a banda marcial da escola que, durante todo percurso, animou os participantes.
O diretor do colégio, Marcio de Lima, destacou que a ideia da conscientização deve ser aderida por outras instituições do governo.
“Essa é uma atitude que deve ser copiada pelos demais órgãos, principalmente as escolas. Temos que preservar a nossa Amazônia. Por isso, devemos ter uma consciência ecológica de não poluir os nossos rios”, considerou o diretor.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Bernardino Nogueira do Santos, expôs que a programação do “Junho Verde” foi pensada para promover a conscientização da importância de cuidar do meio ambiente e evitar o entupimento de esgotos e bueiros por causa do despejo de lixo em locais inadequados.
“Finalizamos a semana com esse grande passeio ciclístico para envolver a sociedade nas ações de preservação, sempre orientando a não despejar lixo nos canais e a importância de substituir o uso de sacolas e garrafas de plástico por sacolas retornáveis”, declarou o titular da Sema.