DA REDAÇÃO
O município de Porto Grande, distante 102 quilômetros da capital, Macapá, será arborizado com 500 mudas de ipês. A doação das espécies é resultado do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) aplicado a uma empresa madeireira por infração ambiental.
A Secretaria de Meio Ambiente do município, já recebeu as plantas do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e irá planas as mudas no decorrer da semana, durante a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente na cidade, que inicia nesta terça-feira (5).
Os ipês serão plantados no entorno de escolas, órgãos públicos, praças, balneários e locais estratégicos para proporcionar sombra e reduzir o calor.
A infração ambiental ocorreu em 2017 por uma empresa de exploração de madeira sediada em Porto Grande, onde o dano foi cometido, porém a interceptação e autuação foi realizada em Macapá. A Promotorias de Defesa do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Macapá (Prodemac) fez o procedimento para assinatura do TAC, e remeteu para a comarca de Porto Grande, para que a empresa cumprisse o acordo assumido no ato da assinatura do Termo.
A Prefeitura do município ficará responsável por fazer a manutenção das mudas após o plantio, assim como dispensará cuidados para que não sejam arrancadas.