Virada Afro terá Margarete Menezes e Olodum

Evento inicia nesta sexta-feira, e segue até 1º de julho.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Inicia nesta sexta-feira (29), e segue até o dia 1º de julho, em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, a Virada Afro. É a primeira vez que o evento será realizado fora da capital. A ideia, segundo os organizadores, é levar a programação para outros municípios do estado. Entre as atrações musicais, está a cantora Margarete Menezes, que se apresentará no último dia.

A programação vai encerrar o período em que os produtores culturais receberam cursos e palestras, tudo por conta da Fundação Palmares, órgão ligado ao Ministério da Cultura, e por meio de emenda parlamentar do deputado Marcos Reátegui (PSD).

Oficinas ministradas na última edição Foto: Divulgação

Foram três meses de qualificação e formação política, tanto da Palmares, quanto da Escola Olodum, da Bahia. A ideia é preparar os produtores locais para a comercialização de seus trabalhos culturais. Os participantes receberam curso de empreendedorismo, E-Comerce e associativismo.

“Foi um preparo para que a gente possa ter produtores para os próximos anos, para poder estarmos realizando outros eventos com responsabilidade e com maior grau”, disse a coordenadora, Núbia Sousa.

Vários cursos são ofertados na programação Foto: Divulgação

Segundo ela, Santana é um município que apresenta um alto número de negros e é o segundo maior em população no Amapá. A coordenadora disse que a ideia não é só apresentar dança ou canto, mas, também, os produtos, como um ato de empreendimento cultural.

A Virada Afro terá atrações culturais nos três dias de evento. Olodum, no dia 29, Grazi Brasil e Nana Martins, no dia 30, e Margarete Menezes, no dia 1º. Além dessas atrações, haverá apresentações de grupos locais selecionados por meio de uma chamada pública que aconteceu este mês.

Os participantes do projeto terão a oportunidade de expor seus produtos em uma feira de produtores montada no local, semelhante a que ocorreu em Macapá. A concentração será a partir de 17h, desta sexta-feira, na Avenida Santana.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!