DA REDAÇÃO
Um concurso de redação promovido pela Defensoria Pública da União (DPU) premiará estudantes do ensino público do Amapá com tablets. Eles deverão escrever sobre “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça”.
Esta é a quarta edição do concurso. O tema é uma homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo da disputa é promover a reflexão e o debate sobre a grave situação carcerária do Brasil.
O prazo de envio das redações é 12 de outubro. O resultado final do certame será divulgado até o dia 16 de novembro. A entrega dos prêmios ocorre no dia 6 de dezembro, em cerimônia na sede da DPU em Brasília e nas demais unidades nos estados.
O concurso é destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio das escolas públicas. Os alunos da modalidade do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também podem concorrer, em cinco categorias, incluindo estudantes em cumprimento de medida socioeducativa e os que se encontram em situação prisional nos estados e nos presídios federais. Os reeducandos em situação de privação de liberdade que desenvolverem as atividades de elaboração da redação dentro do período de 12 horas terão a remissão de um dia da pena.
Mais informações sobre o concurso, a ficha de inscrição, ficha de redação e cartilha guia do professor podem ser acessadas no site https://concursoderedacao.dpu.def.br/.
Premiação
Redações vencedoras serão premiadas com tablet. Foto: Divulgação/FolhaPress.
As melhores redações vão receber um tablet, sendo um vencedor por categoria/estado. As três escolas que melhor desenvolverem os planos de sensibilização e mobilização junto com a comunidade escolar em torno do tema do certame, também serão premiadas.
Critérios
Entre os pré-requisitos para a participação das escolas e a aceitação das redações estão destacados pontos como originalidade; respeito ao número de linhas (20 a 30 linhas); referência ao tema do concurso e, por fim, o envio das redações no formulário disponível no site do concurso até a data limite, que é dia 12 de outubro.