Projeto ensina uma profissão a menores infratores

Aulas são ministradas por um grupo de cabeleireiros voluntários de Macapá. Fotos: Arquivo Pessoal
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Internos do Centro Sócio Educativo de Internação (Cesein), localizado no bairro Beirol, zona sul de Macapá, estão recebendo curso de corte de cabelo, por meio de um projeto de empreendedorismo, que busca profissionalizar os internos para que, quando eles voltarem à sociedade, tenham uma profissão.

O projeto foi idealizado por um socioeducador e as aulas são ministradas por um grupo de cabeleireiros voluntários de Macapá.

O presidente da Fundação da Criança e Adolescente (Fcria), Guaracy Pastana, disse que o curso faz parte do programa de reeducação e está enquadrado na visão de humanização do interno.

“A ideia é que esses adolescentes fiquem dentro do núcleo, mas que possam se ocupar com uma atividade no período que estão executando a medida. E que não sejam apenas atividades pedagógicas, mas que venha também despertar a visão empreendedora deles”, explicou Pastana.

Adolescentes aprendem com cabeleireiros voluntários

Cerca de quinze adolescentes participam da oficina, que começou no dia 13 de julho e vai até dia 30. Nolo Freitas, coordenador do ‘Projeto Empreendendo’, disse que o curso funciona de forma a aplicar uma política restaurativa e tem o intuito de dar uma nova oportunidade aos adolescentes de se inserirem no mercado de trabalho, assim que terminarem de cumprir suas medidas. 

“O objetivo é formar novos barbeiros e fazer com que tal formação possa ser uma fonte de renda futura aos adolescentes, e incita, neles, a prática de corte de cabelo inclusive dos demais internos”, disse o socioeducador.

A Instituição estuda a possibilidade de inserir mais cursos para os adolescentes, entre eles, o de panificação, que pode acontecer ainda este ano.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!