“Vendemos 1,5 mil jambos por dia”, afirma feirante

Na feira do Centro de Macapá, feirantes formaram uma ‘cortina’ de sacolas com jambo. Fotos: Rodrigo Indinho/SelesNafes.com
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

Quem tem passado desde o início do mês na feira que funciona no Centro de Macapá certamente já se deparou com a “cortina” de sacolas de jambo que tomou conta das barracas e já é um dos produtos mais procurados nesta época do ano.

Assim como o açaí e a manga, o jambo-vermelho é um dos frutos mais consumidos pelos amapaenses, principalmente no verão. Nesta época, pode ser facilmente encontrado nas ruas, avenidas e quintais das residências.

Por ser um fruto muito desejado, começou a ficar escasso em alguns pontos do estado. Mas, na feira do caranguejo, no cruzamento da avenida Rio Maracá com a rua São José, ainda é grande a procura e a venda.

“Aqui a gente vende, mais ou menos, 1500 jambos ao dia, por feirante. Cada sacola tem entre 10 e 12 frutos, depende do tamanho, e custa cinco reais. Pagamos os apanhadores e tratamos o fruto para chegar fresquinho ao consumidor”, anima-se a feirante Katy Danielle, de 33 anos.

Feirante comemora as boas vendas de jambo

O fruto, que originalmente é do sudeste da Ásia, se adaptou às regiões quentes e úmidas da Amazônia. No Amapá, está sendo comercializando a quatro semanas e com a grande procura, os feirantes dizem que logo o jambo vai sumir das ruas e das prateleiras.

“Já tá ficando difícil encontrar, algumas casas ainda têm. Mas o consumidor pode chegar aqui que ainda temos. Com a grande procura imaginamos que dure poucos dias”, avisou com empolgação a feirante Kelly Katiane, de 38 anos.

Além sabor doce e suculento, o jambo-vermelho é rico em vitaminas e minerais. Entre eles a vitamina C, cálcio, fósforo, proteínas, ferro, fibras, vitaminas B1 e B2, além de pectina, flavonoides, antioxidantes e taninos, que podem não só contribuir para a prevenção, como também para o tratamento de diversas doenças que acometem o organismo.

Entrevista

O Portal SelesNafes.com conversou com a Dra. Amandha Furtado, profissional de nutrição clínica e esportiva. Ela falou do poder nutritivo da fruta e no auxílio de combate à doenças como o diabetes.

Amandha Furtado é profissional de nutrição clínica e esportiva

Qual valor nutritivo do jambo?

O jambo é uma boa fonte de ferro e fósforo, proteínas, rico em pró-vitamina A (betacaroteno) e vitaminas do complexo B (B1 – tiamina e B2 – riboflavina). Só para você ter ideia em 100g de polpa do jambo ele possui 50 calorias.

Quais benefícios pode trazer?

Auxilia na constipação intestinal (prisão de ventre), é um diurético natural, ajuda a manter os níveis de glicemia, sendo excelente opção aos diabéticos.

Se tem hora pra comer? À noite é indigesto?

Qualquer horário pode consumir o jambo, não tem restrições. É mito pensar que no período noturno ele ocasiona indigestão.

Pode comer verde? Faz mal?

Pode comer verde sem problema algum, fica a critério do paladar do indivíduo. Não faz mal à saúde.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!