AP está com segunda melhor cobertura contra sarampo do país

Municípios realizaram Dia D de imunização no sábado (18)
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O Amapá saltou de cerca de 30 para 75% na taxa de cobertura vacinal contra o sarampo e a poliomielite após o Dia D de vacinação contra as doenças.

O resultado coloca o Estado como o segundo no país com o melhor desempenho na imunização do público-alvo da campanha: crianças entre um ano até menores de cinco anos de idade. 

De acordo com Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), até o sábado (18), foram vacinadas 44.659 (76,07%) crianças com a vacina Tríplice Viral contra o sarampo; e 44.265 (75,4%) com a vacina oral contra a poliomielite.

Pais levaram filhos para posto no Macapaba. Fotos: Nathan Zahlouth/ascom SVS

Os municípios com os melhores percentuais contra o sarampo até o momento, são Calçoene (119%) e Amapá (103%). Contra a poliomielite os dois municípios obtiveram praticamente o mesmo resultado.

Campanha continua

Quem não levou os filhos para vacinar nos postos e unidades de saúde dos municípios tem até o o dia 31 de agosto. No último sábado, uma ação da SVS reforçou a imunização com a disponibilização de um posto de vacinação em uma escola do Conjunto Macapaba, na zona norte da capital. 

Além da imunização, os agentes de endemias da SVS mobilizaram moradores do conjunto para um trabalho de educação em saúde.

Agentes de endemias mobilizaram comunidade no conjunto

Em 2018, o Estado do Amapá disponibilizou mais de 14 mil doses de vacinas para os 16 municípios. A meta de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo. Cerca de 58 mil crianças devem ser vacinadas no Amapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!