RODRIGO INDINHO
O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM) verificou a situação estrutural do prédio da faculdade Unip, na Avenida José Tupinambá, no Bairro Jesus de Nazaré, após um possível tremor na noite desta terça-feira (21). A situação causou desespero e a evacuação do local. Alunos registraram rachaduras nas paredes e a coordenação solicitou vistoria da Defesa Civil.
Após a vistoria, o engenheiro do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil garantiu que não há risco estrutural algum. Segundo ele, as fissuras identificadas pelos alunos e pela coordenação, são naturais e normais que aconteçam em prédios de grandes estruturas.
O engenheiro explicou também que as dilatações significam que o prédio está trabalhando bem e que as rachaduras identificadas são da proteção passiva. Foi constatado ainda que a estrutura do prédio está intacta.
“Aqui na Unip, apesar de aparecer algumas rachaduras, elas são fruto de uma junta dilatação que a estrutura de concreto tem que ter e é obrigatório ter, e essa junta precisa ter um tratamento adequado. E esse tratamento, infelizmente, não foi dado e não me cabe discutir isso, mas ela funciona (…). Não existe risco algum de desabamento por conta desse possível tremor no qual não temos a informação precisa ainda e a faculdade pode funcionar normalmente para a prática escolar”, falou o tenente coronel Augusto, engenheiro do CBM.
A avaliação trouxe tranquilidade para a instituição e alunos que podem retornar para suas atividades nesta quarta-feira (22).
“Depois deste fato atípico, como buscamos o bem estar de nosso alunos, aguardamos o engenheiro que fez a avaliação e avisamos aos nossos acadêmicos que eles podem retornar às aulas normalmente que não há risco algum em nível estrutural no nosso prédio”, falou Samara Silva, coordenadora geral da Faculdade Unip.